Esta versão, sem glutén e sem lactose, foi adaptada de uma receita italiana. O flan de funcho (erva-doce) é uma excelente pedida de entrada. Muito leve, quase uma mousse que derrete na boca.
Ingredientes
- 300 ml de creme de leite de soja;
- 1 cebola chalota picada;
- Alho-poró fatiado a gosto;
- 1 colher de chá de amido de milho;
- 250 gramas de funcho (erva doce);
- 3 claras de ovos;
- Pimenta preta moída na hora a gosto;
- 5 colheres de sopa de parmesão ralado sem lactose;
- 1 dente de alho moído na hora;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- Sal rosa do Himalaia a gosto.
Modo de preparo
Separe o bulbo, as folhas e pique os talos. Reserve.
O bulbo deve pesar cerca de 250 gramas. Corte-o em pedaços pequenos e cozinhe em uma panela com 1 litro de água e uma pitada de sal por cerca de 15 minutos. Desligue o fogo e escorra o líquido com uma peneira, coloque em um triturador de alimentos ou liquidificador e faça um purê.
Em outra panela, coloque um fio de azeite de oliva e doure a cebola em fatias bem fininhas junto com o alho triturado. Adicione os talos picados e refogue um pouco com alho-poró, o sal e a pimenta preta. Coloque água mineral até cobrir os talos e deixe cozinhar por 20 minutos. Se necessário, adicione mais água para não queimar. Depois de cozidos, escorra o líquido.
Coloque o purê numa tigela com as claras de ovos e o creme de soja. Misture bem. Adicione o amido de milho e misture. Junte 100ml de água mineral quente e continue mexendo. Observe que a mistura tende a se separar.
Adicione os demais ingredientes refogados e um pouco do queijo parmesão. Misture.
Unte com margarina 6 ramequins de 10 centímetros de diâmetro e coloque a mistura. Distribua o queijo parmesão por cima e leve ao forno para cozinhar em banho-maria a 160° Celsius durante 35 a 40 minutos.
Se o forno tiver a opção de grill, deixe ligado por aproximadamente 10 minutos para finalizar o prato.
Decore com as folhas reservadas. Pronto!!