Eu acredito que vocês ficarão impressionados com o aroma e o sabor desta receita. Há uma perfeita harmonização da castanha de caju com os figos.
Ingredientes
- 1 quilo de figos bem maduros;
- 200 ml de pectina de maçã;
- 200 gramas de açúcar demerara;
- 100 gramas de castanha de caju triturada;
- 3 colheres de chá de vinagre balsâmico;
- Raspas e suco de um limão siciliano;
- Raspas e suco de uma laranja pera;
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional).
Preparação
Retire as cascas dos figos e corte-os em cubos bem pequenos. Raspe as cascas do limão e da laranja com um ralador, cuidado para não tirar a parte branca destas frutas, pois isto pode deixar a geleia amarga. Esprema o suco da laranja e do limão siciliano. Reserve.
Misture o açúcar com a pectina de maçã, junte com os figos em uma panela grande, adicione o vinagre balsâmico, os sucos do limão e da laranja e, se desejar, a essência baunilha. Misture bem. Adicione as castanhas de caju e misture novamente. Deixe descansar por 2 horas para que o suco do figo fique em destaque.
Enquanto isto, lave bem os potes herméticos ou com tampa com rosca, enxague e esterilize com água bem quente e deixe secar com a boca virada para baixo.
Coloque a panela em fogo alto e cozinhe até começar o ponto de fervura, sempre mexendo a mistura. Depois de ferver, continue cozinhando por mais 10 minutos. Veja se a geleia está encorpada e, caso não esteja, continue cozinhando mais um pouco.
Encha os potes esterilizados e secos com a geleia ainda quente. Tampe e deixe os potes virados com a boca para baixo por 30 minutos. Após esfriar guarde na geladeira!