Capa / Receitas / Aperitivos / Homus de Tahine

Homus de Tahine

Homus de Tahine

Homus de Tahine

Para acompanhar o kafta ou servir como entrada, o homus é outro delicioso prato da culinária tradicional do Oriente Médio. Ele é feito com grão de bico e tahine, que é uma pasta produzida com sementes de gergelim. Além de gostoso é nutritivo.

 

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de Tahine;
  • 500 gramas de grão de bico;
  • 2 dentes de alho moído;
  • 1 xícara de chá da água do cozimento do grão de bico;
  • Suco de um limão siciliano;
  • 100 ml de azeite de oliva;
  • 1 colher de chá de sal da himalaia ou marinho;
  • Folhas de hortelã a gosto.
Ingredientes Homus de Tahine

Ingredientes Homus de Tahine

Modo de Preparo

Deixe os grãos de bico mergulhados em água por 12 horas para hidratar.

Depois da hidratação, escorra a água e cozinhe os grãos de bico em uma panela de pressão por vinte minutos. Desligue quando o pino da panela começar a girar e sair vapor. Deixe esfriar.

Coloque os grãos de bico cozidos e frios em um liquidificador, junte o alho, sal, o suco do limão, o tahine e a água. Bata tudo até a massa ficar homogênea. Coloque o azeite e as folhas de hortelã e bata mais um pouco até misturar estes últimos ingredientes.

Guarde no refrigerador.

Sobre Helio Pinesso

Hélio de Medeiros Pinesso, ou simplesmente Hélio (Indaiatuba, estado de São Paulo, 17 de março de 1969), é um engenheiro eletricista, com especialização em eletrônica, gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, gestão de engenharia de manutenção pela Universidade Camilo Castelo Branco e Six Sigma Green Belt pela Villanova University. Tem como hobby a gastronomia natural, orgânica, sem glúten e sem lactose. Casado com Sandra Beck, para quem adora preparar pratos bem elaborados e saborosos. Conheceram-se no caminho dos colégios, em 1986, e ,em 1987, casaram-se e tiveram um filho: Elio. Aos 45 anos de idade, resolveu mudar sua alimentação para ganhar mais saúde, visto que pesava 93 quilos naquela época. Hoje está com 68 quilos. Para isto, contou com a ajuda de uma nutricionista que lhe apresentou a alimentação sem glúten e sem lactose. Para não perder o aroma, sabor e apresentação dos pratos, resolveu converter os pratos degustados em suas viagens internacionais em uma alimentação mais saudável. Motivado pela família e amigos, criou este blog para compartilhar essas receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*