Que tal experimentar um prato diferente no final de semana? Este risoto é ideal para a primavera e verão, quando os morangos estão no auge de sua maturação. E esta pode ser mais uma opção vegana, pois o parmesão foi usado apenas na decoração do prato.
Ingredientes
- 350 gramas de arroz arbóreo;
- 150 gramas de morangos fatiados;
- Alho-poró cortado em fatias finas a gosto;
- 250 ml de vinho branco seco;
- 30 gramas de margarina vegetal;
- 1 colher de chá rasa de noz moscada em pó;
- Pimenta preta moída na hora a gosto;
- Sal da himalaia ou marinho a gosto;
- 1 dente de alho moído;
- Cebola roxa ou chalota bem picadinha a gosto;
- 1 litro de água mineral (para o caldo);
- 100 gramas de creme de leite de soja ou de arroz.
Modo de preparo
Em uma panela funda, vamos preparar o caldo com alho-poró, três morangos grandes fatiados e a água mineral. Deixe cozinhar até reduzir um quarto da água. Reserve.
Em uma frigideira grande, derreta a margarina e refogue o alho moído e a cebola picada até que fiquem douradas. Adicione o arroz arbóreo, o sal, a pimenta preta e a noz moscada. Misture bem.
Coloque duas conchas do caldo no arroz e misture, cozinhando em fogo alto. Conforme for secando, vá completando com conchas de caldo, mexendo lentamente. Após, acrescente o vinho branco e continue mexendo até evaporar.
Deixe o risoto cozinhar até secar os líquidos. Acrescente os restante dos morangos fatiados (reserve alguns para montagem do prato) e cozinhe mais um pouco. Adicione o creme de leite vegetal, mexa delicadamente e cozinhe por mais 2 a 3 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por um minuto antes de servir.
Na montagem, pode-se utilizar os morangos reservados, lascas de parmesão sem lactose e ramos de orégano fresco.