Capa / Receitas / Bebidas / Café Valdostano (“Copo da Amizade”)

Café Valdostano (“Copo da Amizade”)

Copo da Amizade

Copo da Amizade

Receita interessante para tomar e apreciar com familiares e amigos. Este café é típico da cozinha regional do “Vale de Aosta” na Itália do qual é chamado carinhosamente de “Copo da Amizade“.

Ingredientes

  • 320 ml de café longo e quente;
  • 200 ml de grappa;
  • Casca de limão siciliano a gosto;
  • Açúcar (opcional);
  • 200 ml de vinho tinto seco;
  • Cravos da índia a gosto.
Ingredientes Copo da Amizade

Ingredientes Copo da Amizade

Modo de Preparo

Para esta típica receita regional de Aosta, prepare o café expresso duplo e fraco ou dê preferência para o café coado. Eu utilizei o café expresso fraco nesta preparação.

Coloque o café em uma panela junto com o vinho tinto, os cravos e a casca de limão siciliano. Deixe aquecendo em fogo médio até iniciar a fervura. Adicione a grappa e deixe aquecendo por mais um minuto. Se você desejar, adoce com açúcar ou com seu adoçante preferido!

Na região da Aosta, este preparado é servido no “Copo da Amizade” que é artefato de madeira onde todos os convidados tomam o café no mesmo copo. Este copo permite que os gases da grappa escapem e você pode acender e formar uma chama maravilhosa.

Na falta deste artefato, faça como eu fiz, sirva o café em copos separados. Mangia que te fa benne!

Sobre Helio Pinesso

Hélio de Medeiros Pinesso, ou simplesmente Hélio (Indaiatuba, estado de São Paulo, 17 de março de 1969), é um engenheiro eletricista, com especialização em eletrônica, gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, gestão de engenharia de manutenção pela Universidade Camilo Castelo Branco e Six Sigma Green Belt pela Villanova University. Tem como hobby a gastronomia natural, orgânica, sem glúten e sem lactose. Casado com Sandra Beck, para quem adora preparar pratos bem elaborados e saborosos. Conheceram-se no caminho dos colégios, em 1986, e ,em 1987, casaram-se e tiveram um filho: Elio. Aos 45 anos de idade, resolveu mudar sua alimentação para ganhar mais saúde, visto que pesava 93 quilos naquela época. Hoje está com 68 quilos. Para isto, contou com a ajuda de uma nutricionista que lhe apresentou a alimentação sem glúten e sem lactose. Para não perder o aroma, sabor e apresentação dos pratos, resolveu converter os pratos degustados em suas viagens internacionais em uma alimentação mais saudável. Motivado pela família e amigos, criou este blog para compartilhar essas receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*